Serviços


GEORREFERENCIAMENTO

Georreferenciamento é o mapeamento de um imóvel rural referenciando os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, definindo sua área e sua posição geográfica. Serve para a regularização registral dos imóveis rurais


CERCAMENTO

Existem vários tipos de cercas, a saber: a) cercas de arame farpado; b) cercas de arame liso: c) cercas elétricas; d) cercas de madeira (varas); cercas mistas ou de estacotes (arame e madeira); e) cercas de tela; f) cercas vivas e, ainda, g) cercas de pedras toscas.


TOPOGRAFIA E AGRIMENSURA

O levantamento planimétrico tem como objetivo mostrar as dimensões reais do terreno, ângulos, áreas, limites do terreno e seus confrontantes, sendo indicado para conferência ou regularização das dimensões do imóvel.

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública.

RESERVA LEGAL

Reserva Legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, ressalvada a de preservação permanente (APP), representativa do ambiente natural da região e necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, etc.

OUTORGA DE USO DE ÁGUA

A outorga é necessária antes da implantação de qualquer atividade que implique em intervenção nos cursos de água ou captação de água subterrânea. Algumas captações de água superficial e/ou subterrânea, bem como acumulações de água superficial não estão sujeitas à outorga.

AUDITORIA AMBIENTAL

Auditoria é realizada quando se deseja verificar se s processos e/ou procedimentos de uma certa empresa estão adequados e cumprindo padrões determinados, ou seja na auditoria verifica-se a existência de conformidades ou não conformidades.

PERÍCIA AMBIENTAL

Exame realizado por técnico, ou pessoa de comprovada aptidão e idoneidade profissional, para verificar e esclarecer um fato, ou estado ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo, que com um deles tenha relação ou dependência, a fim de concretizar uma prova ou oferecer o elemento que necessita a justiça para poder julgar.

GEOPROCESSAMENTO

O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.

PRAD – PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) O PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada) é um tipo de Estudo Ambiental que contém uma série de programas e ações que permitem minimizar o impacto ambiental causado por uma determinada atividade ou empreendimento.

REVEGETAÇÃO DE ÁREAS AMBIENTAIS

A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. A RBA elabora e executa projetos de Revegetação de áreas ambientais degradadas.

DIAGNÓSTICO, ZONEAMENTO, MANEJO E MONITORAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Prestação de serviços de consultoria para Elaboração do Plano de Recurso Hídricos, desde o diagnóstico. Elaboração de Zoneamento Ambiental. Projetos de Manejo e Monitoramento de Bacias Hidrográficas. Diagnóstico e reabilitação agroambiental de recursos hídricos em propriedade rurais.

RCA – RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL

Relatório de Controle Ambiental é um dos documentos que acompanha o requerimento de licença quando não há exigência de EIA/RIMA.

PCA – PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL

O PCA – Plano de Controle Ambiental é um estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos gerados por empreendimentos de médio porte. Sua elaboração se dá durante a Licença de Instalação (LI).

EIA – ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados. O acesso a ele é restrito, em respeito ao sigilo industrial. No artigo 6° dessa resolução define que o EIA desenvolverá as seguintes atividades técnicas.

RIMA – RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL

O RIMA – Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente é um documento que junto com o EIA – Estudo de Impacto Ambiental, apresenta os resultados dos estudos técnicos e cientificos da avaliação de impacto ambiental de um empreendimento.

AAF – AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL DE FUNCIONAMENTO

A Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) é um processo simplificado e rápido para regularização ambiental. Destina-se para empreendimentos ou atividades consideradas de impacto ambiental não significativo estão dispensados do licenciamento ambiental.

ANÁLISE E MONITORAMENTO DE PROCESSOS EROSIVOS E MOVIMENTOS DE MASSA

Elaboração de diagnostico, projetos e execução de planos de analisa de monitoramentos processos erosivos acelerados, os movimentos de massa e assoreamento de rios